Conteúdo

Conteúdos do 1º Bimestre de 2018:


  • Equação do 2º grau
  • Razão e Proporção de segmentos
  • Potências e Raízes
  • Teorema de Tales
  • Semelhança

1º Bimestre

  • Álgebra:

🙋💭 Relembrando as equações do 2º grau:


Refletindo sobre o vídeo:
1) O que é uma equação do segundo grau?
2) O vídeo classifica as equações de segundo grau em dois grupos. Que grupos são esses? Explique cada um.
3) O que é a forma reduzida de uma equação?


👏 Segundo o livro...



🙋💭 Fazer a atividade 1 do blog de equação de segundo grau.


🙋💭 Raiz de uma equação:


Refletindo sobre o vídeo:
1) O que é resolver uma equação?
2) Como podemos fazer para verificar se um número é ou não solução de uma equação?
3) Qual é o nome dado a solução de uma equação?
4) Complete a fala da segunda personagem:



🙋💭 Fazer as atividades 2 e 3 do blog de equação de segundo grau.


🙋💭 Resolvendo equações por fatoração:

👀👉 Vamos começar relembrando a resolução de cada tipo de fatoração:


Refletindo sobre o vídeo:
1) Quais foram os casos de fatoração que estudamos no ano passado?
2) Como resolvemos uma equação do 2º grau usando a fatoração?
3) Resolva, em seu caderno, um exemplo de equação do 2º grau para cada caso de fatoração.

🙋💭 Equações incompletas:

👀👉 O que é uma equação incompleta?



😱 Por quê!?




😱 Por quê!?


🙋💭 Fazer as atividades 4, 5, 6 e 7 do blog de equação do segundo grau.


🙋💭 Resolvendo qualquer equação do segundo grau - o método de completar quadrados:




Refletindo sobre o vídeo:
1) Como verificamos se um trinômio é ou não um quadrado perfeito?
2) Como resolvemos uma equação quando o trinômio é um quadrado perfeito?
3) Como resolvemos uma equação quando o trinômio não for um quandrado perfeito?
4) É possível utilizar o método de completar quadrados quando os coeficientes b ou c forem nulos?

🙋💭 Fazer as atividades 8 do blog de equação do segundo grau.


🙋💭 Revisão de propriedades de pontência:


Refletindo sobre o vídeo:
1) Faça uma lista com as propriedades de potência revisadas no vídeo. Essa lista deverá ser sua fonte de consulta na resolução dos exercícios.
2) O que devemos fazer quando o expoente for negativo?
3) Qual é o valor da potência quando o expoente for nulo?
4) Qual é o valor da potência quando o expoente for unitário?
5) O que acontece quando o expoente for fracionário?

🙋💭 Fazer a atividade 9 do blog de equação do segundo grau.






  • Geometria:

🙋💭 Proporcionalidade em Geometria:


Refletindo sobre o vídeo:
1) Qual é o objetivo de se usar razão com segmentos?
2) O que são segmentos proporcionais?
3) Como podemos verificar se dois segmentos são ou não proporcionais?
4) Quais foram as propriedades de proporção vistas no vídeo?

🙋💭 Fazer a atividade 1 do blog de Proporcionalidade em Geometria.


🙋💭 Feixe de Paralelas e o Teorema de Tales:


Refletindo sobre o vídeo:
1) O que é o Teorema de Tales?
2) Por que ele vale?

👀👉 O arquivo de texto abaixo tem um áudio com a demonstração do Teorema de Tales. Clique no local indicado no arquivo para poder ouvir.



Refletindo sobre o arquivo:
1) Quanto ao Teorema de Tales, podemos fazer duas afirmações:

Explique o significado dessa afirmação.
2) A segunda afirmação é:
Explique o significado dessa afirmação.

👀👉 Alguns exercícios resolvidos envolvendo o Teorema de Tales:



🙋💭 Fazer as atividades 2 e 3 do blog de Proporcionalidade em Geometria.


🙋💭 Consequências do Teorema de Tales:


👀👉 São duas as consequências, que iremos estudar, sobre o Teorema de Tales. Veja a primeira:


Refletindo sobre o vídeo:
1) Qual é a primeira consequência do Teorema de Tales?



👀👉 Segunda consequência:


Refletindo sobre o vídeo:
1) Qual é a segunda consequência do Teorema de Tales?

🙋💭 Fazer as atividades 4, 5 e 6 do blog de Proporcionalidade em Geometria.
















































2017



⇲ Figuras Semelhantes:

Refletindo sobre o vídeo:
1) Qual é a condição para que dois polígonos sejam semelhantes?
2) Aplicando esse conceito, quando que dois triângulos são semelhantes?
3) Podemos dizer que todos os triângulos equiláteros são semelhantes? E quanto aos triângulos isósceles e escalenos?
4) Qual é a diferença entre ser congruente e ser semelhante?
5) O que devemos fazer para verificar se um polígono é ou não semelhante?



Refletindo sobre o vídeo:
Como podemos fazer para medir a altura de um objeto a partir de outro?


⇲ Triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras:



⇲ Razão Trigonométricas no Triângulo Retângulo


Refletindo sobre o vídeo:
1. O que é o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo?
2. Explique como podemos encontrar a razão do seno, do cosseno e da tangente de um ângulo em um triângulo retângulo.

Alguns problemas envolvendo trigonometria:



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